quarta-feira, 22 de abril de 2009

CET cria faixa para carros no lugar de acostamento e ciclistas protestam

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/16/cet+cria+faixa+para+carros+no+lugar+de+acostamento+e+ciclistas+protestam+5575020.html

SÃO PAULO – A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo criou uma quinta faixa de trânsito na Marginal Pinheiros entre as pontes do Morumbi o supermercado Extra no sentido da Ponte João Dias. A faixa substitui o acostamento e gerou indignação de ciclistas, que não poderão mais transitar no local. O trecho tem 4 quilômetros de extensão.

"Tem uma demanda grande de pessoas que passam por lá. Em uma hora, fotografei mais de 80 ciclistas e alguns pedestres", afirma o analista de sistemas e ciclista André Pasqualini. "Liguei na CET para perguntar sobre a faixa e eles indicaram que os ciclistas andassem por dentro do Morumbi. Acho um absurdo. O trajeto é bem mais longo. Ninguém vai respeitar e isso pode gerar acidentes".

A CET argumenta que a nova faixa de rolamento serve para ajudar o fluxo de veículos. Sem o acostamento, o trânsito de pessoas e bicicletas torna-se ilegal.


Foto: André Pasqualini
Ciclista pedala na nova faixa de carros da Marginal

"Me revolta, mas não me surpreende. A CET não faz nada para o ciclista", reclama outro ciclista, Willian cruz, que vai e volta do trabalho diariamente de bicicleta. "A única coisa que a CET fez recentemente para os ciclistas foi colocar a sinalização da ciclovia na Radial Leste. Fora isso, mais nada".

Segundo dados da CET, em 2008, 55 ciclistas morreram em decorrência de acidente no trânsito em São Paulo. Na média, um ciclista morreu a cada cinco dias na cidade. O Balanço anual divulgado em março deste ano aponta que 1.463 pessoas morreram em 2008 no trânsito paulistano. A maior parte das vítimas são pedestres (670), motociclistas (478) e motoristas de automóveis (246).

O ciclista André Pasqualini (...) disse ter entregue à subprefeitura do Campo Limpo um projeto de ciclovia entre o Capão Redondo e o shopping Morumbi, mas obteve retorno. "Seria muito fácil fazer uma ciclovia lá. Tem espaço e é bem mais barato que criar uma nova pista de carro", argumenta Pasqualini. "Só temos órgãos que organizam os carros da cidade. Falta um órgão que planeje a bicicleta. A CET não cuida nem do motoqueiros e nem de ciclistas", reclama.

Um comentário:

pedalante disse...

Olá,

Tudo bem? Utilizo o espaço aqui para lhe dar algumas sugestões/dicas no uso de transp. público e bicicletas.

1- Tente descer na estação pinheiros, utilize a pte orca, até o metrô vila madalena - e de lá par ao centro( metrô anhangabaú) - ou se conseguir outra pte orca, até o metrô barra funda. opção que reduz em alguns minutos seu tempo de deslocamento.

2- Já pensou em utilizar um bicicleta dobravel, tb?

vamos nos falando.
adorei seu blog que descobri via babikers.