quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Proteste Já: o perigo de andar de bicicleta em SP

Passou no CQC da última segunda-feira:

3 comentários:

iglou disse...

Legal que um programa com essa audiência aborda o tema da bicicleta enquanto meio de transporte. Mas pena que a matéria não seja coesa.

Só o fato do Rafinha não demonstrar segurança enquanto pedala me faz suspeitar que a bicicleta virou moda. Se quisessem incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, teriam usado alguém um pouco mais familiarizado com o trânsito de São Paulo. Alguém que convença o telespectador que é possível pedalar nesse congestionamento.

Infelizmente, a bicicleta agora faz parte do discurso vazio de "vamos salvar o planeta". O discurso é vazio porque a própria matéria mostra como o uso da bicicleta é impraticável em SP. Ao mesmo tempo que o uso da bicicleta como meio de transporte é estimulado, o ciclista-herói morre atropelado.

Pronto, é nesses momentos que eu sinto falta de um grupo (de ciclistas) em São Paulo que seja referência para assuntos ciclísticos.

Wesley Souza disse...

Falou e disse Iglou!

Bruna Tri disse...

Eu não vejo que esta matéria tenta mostrar que é possível pedalar em São Paulo. Ela mostra exatamente o contrário. Mostra as dificuldades de quem pedala, e por isso o nome do quadro é "Proteste Já".

Por outro lado, o programa mostra o código de trânsito, mostra que não precisamos de ciclofaixas só pra lazer, chama a atenção para a existência de ciclistas na cidade. Nesse aspecto, missão cumprida.
Eu gostei muito.