domingo, 31 de maio de 2009

Panfletos



Autor: Bencks
Clique para ampliar

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mais uma quinta-feira comum



Hoje encontrei o Wesley no trem, o que ameniza um pouco o mau humor da manhã.

No ônibus uma menininha vomitou, e um pinguinho escorreu pelo piso sobre a roda, rebateu e espirrou, veio parar exatamente no peito do meu pé, descoberto pelo sapato. O ambiente ficou cheirando a Cheetos. Passei a catraca e fui pro fundo.

Mas o que quero mesmo saber é qual o jeito mais rápido de ir da estação Santana do metrô até a estação Autódromo da CPTM. Toda sugestão será bem vinda...

domingo, 24 de maio de 2009

Ao shopping

Ontem, sábado, meus amigos da faculdade marcaram um encontro no shopping Eldorado. Combinei com o Gerson de ir até lá de trem, já que há uma estação ao lado do shopping. Acho que é apenas a segunda vez que eu e o Gerson utilizamos um transporte coletivo juntos, e a primeira foi a menos de um mês atrás, na virada cultural.

Se fôssemos a pé para a estação, teríamos que sair cerca de 20min mais cedo de casa, o que tornaria o trem muito desvantajoso em relação ao carro (sábado no fim da tarde raramente tem trânsito, a não ser que haja alguma obra ou imprevisto). O bicicletário da estação de trem fecha 21h, então também não ia servir. Decidimos levar a bicicleta no trem e deixá-la no bicicletário do shopping.

Mas tem bicicletário no shopping? Fui tentar descobrir. Entrei no site: nada consta. Liguei para o SAC, a atendente passou a ligação para a responsável pelo estacionamento:

- Boa tarde, eu gostaria se saber se tem bicicletário no shopping.
- Tem o que?
- Bicicletário.
(pausa)
- N-não.
- Tá, obrigada!


Não satisfeita, perguntei àquele que tudo sabe, o Google. Encontrei alguns blogs e páginas pessoais de autores que diziam já ter parado suas bicicletas lá. Todos pareciam satisfeitos, exceto um, que teve a bicicleta roubada em dezembro.

Liguei novamente para o SAC, mas já avisei que vi na internet pessoas dizendo que o bicicletário existe, eu só queria saber o horário de funcionamento. Depois de passar a ligação para mais duas atendentes, veio a confirmação: o bicicletário fica no 1º subsolo e funciona no mesmo horário do estacionamento do shopping, até meia noite. Beleza!

Lá fomos nós, num trem bastante cheio de gente... Ao chegar encontramos um bicicletário pequeno e abarrotado, mas fechado, com segurança, cartões de estacionamento e tudo mais. E como é que ninguém sabia informar?



O cartão do bicicletário, fotos tiradas pelo Henrique


Ficamos lá, nos divertimos, comemos batata frita e tomamos mais refrigerante do que era possível aguentar. Saímos, nem sei que hora era, pegamos mais um trem cheio de gente. Ainda passamos na pizzaria ruim perto de casa, deixando as bikes amarradas num canto do jardim.

No fim das contas gastamos um pouquinho mais de tempo, mas foi gostoso, foi diferente das sonolentas viagens de carro pela Marginal Pinheiros, onde fico até sem assunto. Ao contrário, eu e o Gerson viemos conversando o tempo todo, depois sentimos o vento gelado da noite e eu achei tudo muito agradável!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fim do rodízio ao contrário

Pensei que não escreveria aqui tão cedo. Não queria sobrepôr logo o post bonitinho com as fotos que tirei no dia do Pedalando e Aprendendo, mas é a vida, aqui estou eu.

Preciso escrever porque o meu principal objetivo ao fazer este blog foi criar um diário pra que eu pudesse lembrar das promessas que faço a mim mesma, das dificuldades que tenho e do meu estado de espírito em relação às coisas. Também pra desabafar e compartilhar, pois minhas dificuldades podem ser as mesmas de outros.

Hoje, quinta-feira, é o dia do meu "rodízio ao contrário", quando vou pro trabalho de carro devido a outros compromissos que tenho mais tarde. Ok, acabou o rodízio ao contrário. Quinta-feira que vem vai ser trem - ônibus - metrô - ônibus de novo e nem quero saber que hora vou chegar em casa, não me importo, desde que eu não precise sentir outra vez o cansaço físico e psicológico que estou sentindo agora.

Hoje cedo acho que tinham uns três acidentes na Marginal Pinheiros, envolvendo carro e moto, com interdição de pistas etc (e não adianta colocar a culpa no motociclista, tenho certeza que você nunca viu a Marginal parar por um acidente envolvendo duas motos).

Resultado: DUAS HORAS E QUARENTA MINUTOS DE VIAGEM DA MINHA CASA ATÉ O ESCRITÓRIO, SEM ESCALA. Tive tempo pra me desesperar, ter pensamentos malignos, depois me acalmar, achar graça e me desesperar de novo, e ainda sobrou tempo.

Mais tarde, já com dor de cabeça, nas costas e sem nenhuma paciência, encarei mais UMA HORA E VINTE MINUTOS para percorrer aproximadamente 8km do meu trabalho até Santana (compensava ir a pé), e mais CINQUENTA E CINCO MINUTOS de Santana até minha casa, a única parte razoável percurso. Que dia!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ciclovia Aqui



E se fosse verdade?

sábado, 9 de maio de 2009

Light Lane: A Luz que Protege

Reportagem publicada da revista L+D International Lighting Magazine:
(reparem que a luz projetada no piso vem da própria bicicleta)


Fonte: A luz que protege. L+D International Lighting Magazine, nº23, p. 24.

A LUZ QUE PROTEGE

"Em tempos de aquecimento global e preocupações voltadas ao meio ambiente, a bicicleta pode ser uma excelente alternativa ao transporte: limpo, barato e saudável. No entanto, potenciais usuários desistem da ideia ao se depararem com as estatísticas dos acidentes envolvendo ciclistas no trânsito das cidades. À noite, então, a sensação de insegurança é ainda maior.

'A intimidação de compartilhar a estrada é uma das maiores barreiras ao uso da bicicleta como meio de transporte', analisa o designer Evan Gant, que, juntamente com Alex Tee, idealizou um equipamento que pode melhorar o conforto do ciclista à noite, período especialmente delicado.

Ao analisar as ciclovias tradicionais, os designers perceberam que um de seus maiores benefícios é a criação de uma fronteira que os dois motoristas respeitam. 'Como as ciclovias exigem uma grande quantidade de recursos e planejamento, decidimos focar nesta fronteira de segurança que a ciclovia estabelece, a qual vai além dos limites da bicicleta', explica Gant.

Light Lane, o aparelho criado por Gant e Tee, utiliza um laser para projetar uma fronteira visual no piso, encorajando o motorista a dar uma maior distância em relação ao ciclista. Atualmente, os designers trabalham no desenvolvimento de um protótipo beta, no qual estão estudando as diversas cores de laser e diferentes orientações.

'Tem sido interessante ver como o produto suscitou o debate sobre a quem pertencem as estradas', afirma Evan Gant. Será um caminho para a convivência pacífica entre veículos motorizados e bicicletas?”

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Já faz um mês...

... que parei de ir trabalhar de carro.

Passou rápido.

Minha relação com o transporte público mudou. Agora quando preciso ir a algum lugar, penso primeiro em "qual estação eu desço".

Minha relação com a bike mudou. Agora é normal dobrar a barra da calça e sair de bicicleta, mesmo com algum sapato que meus colegas de pedal provavelmente julgariam "inadequado".

O tempo total de ida é volta é maior do que quando ia de carro (em média). Mesmo assim não me arrependo e não vou voltar atrás neste momento.

O gasto em dinheiro é mais ou menos a metade do que era antes. Não é minha principal preocupação, mas não dá pra ignorar.

E a emissão de poluentes... Nem se compara!



Talvez dentro de três meses um acontecimento faça com que eu precise repensar tudo, pra decepção (ou não) dos poucos (mas fiéis) leitores deste blog. A bike será inviável, pois o bicicletário só funciona até 21h. Talvez precise voltar a usar o carro.

Mas uma coisa de cada vez, depois eu penso nisso.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Ônibus x Bicicleta

Hoje de manhã estava dentro do ônibus meio "enroscado" na Nove de Julho, de repente escuto um cara falar para o outro (olhando pela janela):

- Olha aqueles dois de bicicleta ali. O ônibus passou por eles na ponte João Dias. Vieram na mesma velocidade.